Para cada tipo de reabilitação existe uma grande variedade de fornecedores para os mais diversos tipos de componentes. Pode ser difícil saber qual componente escolher e qual sua eficiência a longo prazo. Antes de se comprometer com um determinado tipo de componente, é importante considerar que mesmo parecendo adequado, componentes de distintos sistemas não foram projetados para trabalhar em conjunto, podendo levar a complicações a seu paciente, como: afrouxamento do parafuso, fratura do implante como também falha em todo sistema.
Aperto do parafuso – frequentemente parte do pós-tratamento protético
As reabilitações protéticas devem ser verificadas regularmente durante as visitas de controle. Entretanto, como não há nenhum guia comum à respeito do controle pós-tratamento, a análise depende do caso e do profissional.
Algumas vezes complicações técnicas ocorrem ou somente são descobertas durante o acompanhamento do caso. Fratura na porcelana e afrouxamento do parafuso estão entre os casos mais comuns. Para evitar que ocorram novamente, é importante verificar no detalhe as causas das complicações (por exemplo, sobrecarga causada pela oclusão incorreta).
Afrouxamento inesperado do parafuso
Existem casos onde o afrouxamento do parafuso ocorre com mais frequência e o paciente precisa retornar fora das visitas de controle planejadas. Essas visitas adicionais inesperadas são inconvenientes para o paciente e aumentam a carga emocional ligada ao tratamento. Para o profissional, o tratamento desses pacientes significa aumento do tempo de cadeira e perda potencial de negócios, já que o tempo poderia ter sido gasto cuidando de um novo paciente.
Embora haja falta de dados relacionados às causas do afrouxamento dos parafusos, no segundo capítulo de seu recente e-book, a FOR apresenta alguns fatores que podem contribuir para esses casos. Tanto a análise de elementos finitos quanto os testes biomecânicos indicam que vários parâmetros podem afetar o desempenho de um sistema de implante. Os problemas de desempenho do sistema podem não ser visíveis a olho nu. Os componentes podem encaixar, mas ainda podem causar problemas se não forem devidamente projetados e testados para funcionarem juntos.
Pilar Nobel Biocare sobre implante Nobel Biocare; forças distribuidas uniformemente (esquerda). Pilar não-original sobre implante Nobel Biocare, distribuição de forças sem controle (direita).
A importância dos componentes protéticos no sucesso do implante
Como citado acima, o afrouxamento do parafuso é um dos casos mais comuns na falha da reabilitação suportada por implante, atrás apenas dos casos relacionados à osseointegração1,2. Isso demonstra como o sistema implate-pilar é forte quando utilizado em conjunto.
Como garantir um sistema robusto? De acordo com um artigo recente3, os requisitos para manutenção e desempenho a longo prazo dos casos de implantes incluem:
1. Uso de componentes originais.
2. Encaixe preciso dos componentes.
3. Pré-carga adequada nos parafusos clínicos.
Aderir a estes requisitos ajuda a garantir que os componentes do implante não precisem ser resgatados ou desmontados, os parafusos não sofrerão afrouxamento, e o próprio implante não sofrerá fratura.
A ciência por trás dos parafusos clínicos
A pré-carga insuficiente leva ao aumento da mobilidade entre os componentes do sistema, o que é um fator chave no afrouxamento dos parafusos ou mesmo nas falhas dos componentes. Por outro lado, valores muito elevados de pré-carga podem resultar em fratura do componente4. Para ajudar a evitar valores de pré-carga incorretos, muitos fabricantes fornecem o parafuso clínico dedicado juntamente com seus pilares.
A Nobel Biocare fornece parafusos clínicos que foram otimizados para cada sistema implante-pilar desenvolvido. Dependendo do pilar, do tipo de conexão e do diâmetro da plataforma, os parafusos podem conter um revestimento específico, garantindo um ajuste forte e estável entre o pilar e o implante.
Por exemplo, o revestimento de carbono diamantado (DLC) dos parafusos comercializado sob a marca TorqTite, mostra valores de pré-carga mais elevados em comparação com parafusos que possuem superfície de titânio padrão (P <0,001)5.
Como evitar o afrouxamento do parafuso
Simples ações podem fazer uma grande diferença. A seleção cuidadosa dos componentes protéticos, do tipo de restauração e do parafuso ajudarão. Além disso:
- Use sempre o parafuso original destinado ao componente protético escolhido.
- Nunca use parafusos de laboratório em um ambiente clínico.
- Use ferramentas específicas compatíveis com cada parafuso. Cada fabricante possui chaves dedicadas para diferentes pilares; use a que se destina à prótese escolhida.
- Siga as instruções do fabricante em relação ao torque de aperto pretendido.
O sistema implante-pilar é interconectado, e o desempenho não depende apenas do próprio componente, mas também de suas interações dentro do sistema. Portanto, escolher componentes que foram devidamente projetados para se adequar e trabalhar em conjunto a longo prazo será a maneira mais segura de garantir o sucesso da reabilitação e a satisfação do paciente.
Bibliografia
1 Krishnan V, Tony Thomas C, Sabu I. Management of abutment screw loosening: review of literature and report of a case. J Indian Prosthodont Soc. 2014;14(3):208-214. Read more
2 Jung RE, Zembic A, Pjetursson BE, Zwahlen M, Thoma DS. Systematic review of the survival rate and the incidence of biological, technical, and aesthetic complications of single crowns on implants reported in longitudinal studies with a mean follow-up of 5 years. Clin Oral Implants Res. 2012 Oct;23 Suppl 6:2-21. Read more
3 Hurson. Overcoming implant complications – Authentic, integrated dental implant components, Compendium, July/August 2016, Volume 37, Issue 7, p. 2–6.
4 Gratton DG, Aquilino SA, Stanford CM. Micromotion and dynamic fatigue properties of the dental implant abutment interface. J Prosthet Dent 2001;85(1):47-52. Read more
5 Vizer T, Maia C, Fuchs F, Liechti M, Heuberger P. Development of a test model to evaluate the pre-load of screw-retained dental implant systems. European Cells and Materials 2014;27(Suppl. 2):16.
Bem vindo à Nobel Biocare
Por favor selecione o seu país. Se o seu país não estiver na lista, por favor visite o nosso site internacional